terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Querido Mudei a Casa Especial de Natal - CEBI

A Fundação CEBI- Fundação para o Desenvolvimento Comunitário é instituída sem qualquer fim lucrativo, a fundação CEBI dirige as suas actividades para crianças, jovens, idosos e famílias, com particular atenção para os mais desfavorecidos e socialmente excluídos, com o objectivo central de participar no desenvolvimento integral da comunidade. A natureza da sua intervenção no desenvolvimento comunitário é pautada pelos valores e princípios do humanismo. Esta responsabilidade social para com a comunidade de Alverca é um posto seguro para a candidatura aceite pela equipa do Querido. A inicial candidatura destacava o berçário como local a ser intervido, projecto de Rita Glória. Mas as necessidades eram superiores e os restantes quatro quartos acabaram por ser intervidos por Isabel Pires de Lima com dois quartos de crianças, quarto meninas e quarto de meninos e por mim, Paulo Piteira que trabalhei também dois quartos, rapazes e raparigas pré-adolescentes. 



Como já vem sendo hábito nos meus programas do Querido, gosto de dar temas que sejam úteis e que façam parte das regras de criação de um bom projecto de interiores. Após explicar e aplicar as leis da simetria nos espaços interiores e mais tarde falar da desconstrução. Para este programa falei e apliquei as questões relacionadas com a psicologia das cores e como estas influenciam o nosso estado de espírito e  podem contribuir  na forma como nos desenvolvemos e nos relacionamos socialmente. 
Com crianças pré-adolescentes e com problemas de antecedentes familiares, que sofreram abandonos ou maus tratos, estas questões têm um peso superior. Há formulas e combinações de cores que podem não ser óbvias, mas que podem ser as mais correctas.


Paredes Cinza


O cinza é a cor neutra, esta tonalidade que escolhi encontra-se nas ditas cores suaves, a neutralidade da cor confere-lhe uma boa base onde os elementos ficam mais evidenciados. Isto porque o habitual branco é considerado uma cor fria, estéril, asséptica e se não for bem trabalhada pode tornar os ambientes desconfortáveis e frios.  O cinza tem a capacidade de dar conforto e está associado a elegância, subtileza e irreverência é a cor humilde. Com esta base os elementos do mobiliário em branco acabam por ganhar destaque o que não aconteceria com as paredes em branco.


Quarto Rapazes (Azul e Verde) Viagens

Se olharmos para uma roda das cores iremos ver que a cor azul e a verde se encontram logo uma depois da outra. Isto faz com que não haja grandes contrastes entre elas, de certa forma assimilam-se. Este pequeno truque permite a harmonia e equilíbrio na conjugação destas e de todas as cores que sejam seguidas na roda. Quanto ás suas características o AZUL é considerada como harmonia, liberdade, tecnologia e saúde. O VERDE está ligado à natureza, juventude, desenvolvimento e esperança. Quanto a efeitos o Azul é relaxante e introspectivo, o Verde fresco e dinâmico. 


Antes 


Depois




Características gerais do projecto, para além do uso das simetrias e das desconstruções habituais no meu trabalho e visto ser um quarto de rapazes, nas paredes temos riscas de cor na horizontal para dar mais profundidade ao espaço e que se tornam em obliquas para lhe dar mais dinamismo. Os tampos das secretárias são em vidro, pois o espaço é muito pequeno e o vidro deixa transparecer o habitat. O facto do tapete ser redondo faz uma quebra de linhas direitas versus linhas curvas. Ao eliminar as portas do roupeiro e passar a ter cortinas, ganhamos mais espaço de movimentação no quarto e os 4 rapazes mais facilmente de manhã acedem ás suas roupas. Quanto à cortina da janela, ela tem a função de colmatar a falta de cabeceira da mesma. Para que haja mais conforto com o panejamento.


Quarto Raparigas (Rosa e Laranja) Cool Princess

Tal como no quarto dos rapazes, na roda das cores depois do rosa vem o laranja, para a tal harmonia dos tons que prentendemos. Porém entramos nas escalas de cores ditas quentes, que fecham mais os espaços, daí não ser usadas as cores nas paredes mas sim nos elementos decorativos. Quanto ás suas características o ROSA está ligado à criatividade, sofisticação e feminilidade. Por seu lado o LARANJA é a cor da energia, equilíbrio e entusiasmo. 


Antes


Depois 




Tal como no quarto dos rapazes o vidro da secretária é excelente para deixar fluir a visibilidade do espaço, e o facto de estar sobre cavaletes, dá-lhe um toque mais actual. Quanto ás famosas pinturas decorativas deste quarto, tomei esta decisão de riscar as paredes. Pois como temos as paredes com tinta de areia, não permitia papel de parede e se colocasse gesso cartonado iria roubar ainda mais espaço a este diminuto quarto. Assim sob o tema da " Cool Princess" criei estas molduras bidimensionais que nos remetem para um ambiente de paladiano "palaciano". Isto serve também como uma amostra criativa para estas crianças não se limitarem as elas mesmas e darem largo à imaginação. Outra questão sempre importante nos interiores é a arquitectura do espaço, que neste caso tem uma coluna num canto. Em vez de esquecermos esse elemento, pois ele é bem visisvél, deveremos assimilar para o nosso projecto. Que neste caso foi usado como uma base para uma bancada de trabalho redonda, onde as crianças possam fazer os seus trabalhos de casa. Espero que gostem! Ficam as imagens....