quinta-feira, 21 de março de 2013

Querida Suite de Hotel em Casa


Querida Suite de Hotel em Casa


Trata-se de um espaço estéril sem conforto, não tem uma lógica quer decorativa, quer de gestão do espaço que para quarto é bem grande e ainda tem o espaço da casa de banho que está velho e com um aspecto totalmente ultrapassado.
O quarto tem apenas a cama com uma mesa de cabeceira  cómoda e cadeirão. Isto num quarto bastante grande. As paredes totalmente brancas ajudam a tornar o espaço ainda mais frio.  Os pontos de iluminação são desadequados e fracos.
Já na casa de banho a bancada do lavatório ocupa demasiado espaço em relação ao duche que é mínimo  Tornando os duches em algo certamente desconfortável. Os azulejos do Wc são antigos e muito feios e dão ao wc um ar taciturno. De salientar de positivo o chão em espinhado que é um tipo de aplicação que dá algum trabalho, mas tem um resultado bonito.

Serão feitas pinturas que irão dar um tom aconchegante ao quarto, aqui serão usados 2 tons, também para separar zona de dormir de zona de estar. Será usado um cinza areado de tom quente e um alfazema acinzentado.
As portas passaram a ser brancas, de forma a tirar o peso visual das mesmas e tornar o espaço mais harmonioso.
Será colocado papel de parede que dará o mote ao tema do projecto e conferindo-lhe um look mais fresco, visto o tema ser o uso de temáticas de estilo e o estilo a ser usado é o tropical hotel room.
A casa de banho será totalmente remodelada, com peças de mosaico de 30x60cm irão ser feitas riscas horizontais de bege e cinza. Com uma das paredes totalmente em espelho mas que terá também ele o corte de risca. Aqui as ricas não só lhe darão um ar moderno como iram fazer parecer o espaço maior e o espelho irá fazer o wc parecer 2 x maior. O duche será maior por questões de conforto e a bancada menor para deixar crescer o duche, a casa de banho ficar mais funcional.
Será feita e aplicada à nova cama uma estrutura de barrotes de mdf para criar uma cama de dossel. As camas de dossel são típicas de locais tropicais por causa das mordidas de insectos. Pois estas camas levam um véu que proteje o seu interior.



Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois




Antes



Depois



Antes



Depois



Antes


Depois




                                                                                                    Antes



Depois



Projecto

O papel de parede deu tema a este projecto. Frequentemente vemos projectos de interiores que têm um cunho muito vinculado com uma temática de estilo. Isto é , por vezes projectistas usam estilos já defendidos para uma criação de interiores. Exemplo disso são projectos que são totalmente inspirados nas casas de praia, ou na estilo árabe, indiano ou de cariz deco ou nouveu.  Isto muitas vezes ajuda a filtrar objectos e escolhas de materiais e cores para um projecto. Dai o tema deste programa ser as temáticas de estilo que neste caso é o tropical. Como esta candidata gosta viajar e de praia e tem um sonho de viajar para o oriente quis recriar um espaço de descanso que fosse quase semelhante a um quarto de hotel mas com um toque mais pessoal. Assim inspirei-me nas viagens e num hipotético quarto de hotel num resort junto à praia.

A iluminação é muita e essencialmente feita por pontos de luz baixos. Em zonas de relaxamento como é um quarto de dormir é essencial que a luz nos ajude a relaxar e não queremos ter luz a ferir os nossos olhos nem ter o mesmo tipo de luz que usamos quando estamos a trabalhar. Daí todas as lâmpadas serem de tom quente. A luz aqui também irá pautar o espaço e definir zonas. Temos zona de dormir, zona de estar e zona de arrumos e mais o WC.

Mais uma vez vou usar um cinza mas desta um pouco mais escuro e com uma tonalidade que lembra a areia da praia molhada. É um tom quente. Depois iremos ter um alfazema também ele acinzentado que fará a parede de fundo da zona de estar e criará uma harmonia com os objectos envolventes e fará a ligação com a zona adjacente da cama.
Portas em branco iram diminuir o seu peso visual actual e irá dar-lhe um elo de ligação com as restantes madeiras brancas do projecto.

















Querido Jardim

Querido Jardim 




O espaço deste jardim para além de ser muito grande, tem um desnível acentuado do terreno, o que cria dificuldades no layout do espaço. Há também uma grande desorganização da forma como os elementos verdes (árvores, plantas e flores) estão colocadas. Faltando uma lógica na propagação do espaço e na forma como ele se articula com a casa.
Porém o mais problemático é o próprio edifício que tem características da arquitectura mediterrânica (telhado em telha lusa de águas de ângulo aberto , janelas pequenas para manter o interior fresco, único piso térreo e alpendres , mas está mal valorizado e articulado com o espaço envolvente. Não havendo uma lógica estética ou algum tipo de dinâmica entre eles.

O projecto tem como tema a ” Arquitectura e a Decoração”,  Assim este projecto baseia-se na recuperação da identidade da casa com característica mediterrâneas (sul Europa , para que o jardim siga a mesma lógica estética da decoração. De forma a haver uma harmonia entre os espaços e a valorização dos mesmos. Até porque a casa tem uma localização preveligiada junto da praia. Assim recuperando e valorizando o elemento casa, o elemento jardim será mais fácil de definir e de ser entendido e recuperado dentro de uma estética coerente e que faça sentido. Na realização de um espaço único mas restringido à sua lógica arquitectónica.



Antes



Depois



                                                                                                     Antes



Depois



                                                                                                  Antes


Depois




Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois





Projecto

A pintura da fachada da casa terá com elemento chave as barras de cor, que neste caso serão azuis como no AlentejoRibatejo e Algarve  O facto de o fazermos fará com que a casa pareça nova e ganhe uma identidade geográfica. Para que depois este tema se propague na lógica do jardim.
O nivelamento da terra em frente da casa possibilita o uso desse espaço para a família desfrutar da envolvente natural. Pois tal como está é o caos visual. Assim passamos a ter 3 zonas. A nivelada onde se tem o deck de madeira com pérgula e zona de solário, a zona declinada onde temos um rock garden e a piscina e finalmente a zona do alpendre com área de churrasco e refeições.
A construção da pérgula para além de valorizar a fachada da casa e reforçar a sua identidade  irá criar uma zona de relaxamento, óptima para ler um livro, dormir uma sesta ou simplesmente socializar com a família.
O novo pavimento tem dois momentos, a do alpendre e acessos à casa em deck cerâmico de tom cinza muito claro que irá ser uniforme com a pintura da casa e um segundo  momento em deck de madeira que marca o centro do jardim e é onde se centra todos os elementos de madeira na concepção deste espaço.