quinta-feira, 21 de março de 2013

Pratas no Palácio


 

PRATAS NO PALÁCIO


Em colaboração com as pratas portuguesas Topázio,

o Hotel Palácio Estoril recebe um grupo de profissionais da decoração

 para uma exposição, sob o signo do Natal,

intitulada PRATAS NO PALÀCIO.


Aos decoradores convidados, Carlos Pissarra, organizador da exposição,

 lançou-lhes o desafio de criarem um ambiente de festa de autor

com uma selecção pessoal de peças em prata Topázio.

 Com 148 anos de actividade, a Topázio conta com centenas de peças em catálogo, assim como um valioso espólio de peças raras que estarão acessíveis

aos participantes desta exposição.

Aconteceu: 

 No Salão Imperial do Hotel Palácio Estoril.


....................................

 
Lista de participantes na exposição:

 
Ana e Pedro Seiça Ramos, Branco sobre Branco (Paula Laranjo e Vera Moreira), Casa do Passadiço (Catarina Rosas, Cláudia e Catarina Soares Pereira),

Cristina Jorge de Carvalho, Cristina Santos Silva,

Dino Gonçalves,  Fernando Hipólito, Manuela Roxo,

  Maria Barros, Paulo Piteira, Pedro Guimarães,

 Sá Aranha & Vasconcelos (Carmo e Aranha e Rosário Tello),

 Teresa Martins e Tereza Prego


Memória Descritiva


“WILL YOU MARRY ME?!”
A noite de Natal é sempre uma noite de emoções. É quando os sentimentos se tornam mais fortes e as famílias se juntam para celebrar o amor que une gerações. Numa noite tão especial como esta, e sendo a festa da família por excelência, nada será mais emotivo que um pedido de casamento, a afirmação de uma relação entre duas pessoas que se amam e trocam juras e votos de amor eterno. “Will You Marry Me?!” é o pedido feito na noite de Natal num ambiente intimista de um quarto masculino de um homem viajado, culto e de paixões fortes. Assim, elegi o pau ferro de veios largos e expressivos que mostram ousadia, inseridos numa estrutura de cama em dossel, com lacados negros que masculinizam este ambiente e conferem-lhe uma inspiração “Namban”. Os elementos chave estão ligados a um novo “japonismo”, coleccionista com um capacete de samurai do Período Edo, e aspiracional relativo aos materiais usados. O espaço é salpicado de metais dourados, apontamentos que revelam a sofisticação que caracteriza este homem romântico.
Tudo isto sobre um fundo azul noite que emoldura todo o conjunto dos elementos decorativos e encerra em si a dupla magia do Natal e de um futuro feito a dois. Foi com este espírito que desenhei todos os móveis intervenientes no projecto. Este desafio complementa dois elementos muito importantes: a localização e o patrocinador oficial. Uma das regras básicas do design de interiores é nunca contrariar a arquitectura do espaço onde estamos a intervir. Assim, aproveitando a maravilhosa janela de 5 metros e o arco que a protege deste mítico Hotel Palácio, nada melhor que desenhar um projecto inserido neste ambiente e tendo em conta o seu contexto e expressão física.
Outra preocupação é a excepcional marca de pratas, patrocinadora do evento, “Topázio”. Tendo em consideração outra regra do design, que tem a ver como queremos evidenciar um produto ou uma peça num ambiente, escolhi este fundo azul e negro com toques de dourado de forma a que o elemento prata seja totalmente “Topázio”. É com orgulho que apresento este projecto “WILL YOU MARRY ME?!”, no ano em que celebro dez anos de projectos de interiores, tendo como parceiros marcas em quem confiei e todas à altura da resposta para o alto nível de produção pretendido.

A todos um muitíssimo obrigado.




























Sem comentários:

Enviar um comentário