quinta-feira, 21 de março de 2013

Querido Jardim

Querido Jardim 




O espaço deste jardim para além de ser muito grande, tem um desnível acentuado do terreno, o que cria dificuldades no layout do espaço. Há também uma grande desorganização da forma como os elementos verdes (árvores, plantas e flores) estão colocadas. Faltando uma lógica na propagação do espaço e na forma como ele se articula com a casa.
Porém o mais problemático é o próprio edifício que tem características da arquitectura mediterrânica (telhado em telha lusa de águas de ângulo aberto , janelas pequenas para manter o interior fresco, único piso térreo e alpendres , mas está mal valorizado e articulado com o espaço envolvente. Não havendo uma lógica estética ou algum tipo de dinâmica entre eles.

O projecto tem como tema a ” Arquitectura e a Decoração”,  Assim este projecto baseia-se na recuperação da identidade da casa com característica mediterrâneas (sul Europa , para que o jardim siga a mesma lógica estética da decoração. De forma a haver uma harmonia entre os espaços e a valorização dos mesmos. Até porque a casa tem uma localização preveligiada junto da praia. Assim recuperando e valorizando o elemento casa, o elemento jardim será mais fácil de definir e de ser entendido e recuperado dentro de uma estética coerente e que faça sentido. Na realização de um espaço único mas restringido à sua lógica arquitectónica.



Antes



Depois



                                                                                                     Antes



Depois



                                                                                                  Antes


Depois




Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois



Antes



Depois





Projecto

A pintura da fachada da casa terá com elemento chave as barras de cor, que neste caso serão azuis como no AlentejoRibatejo e Algarve  O facto de o fazermos fará com que a casa pareça nova e ganhe uma identidade geográfica. Para que depois este tema se propague na lógica do jardim.
O nivelamento da terra em frente da casa possibilita o uso desse espaço para a família desfrutar da envolvente natural. Pois tal como está é o caos visual. Assim passamos a ter 3 zonas. A nivelada onde se tem o deck de madeira com pérgula e zona de solário, a zona declinada onde temos um rock garden e a piscina e finalmente a zona do alpendre com área de churrasco e refeições.
A construção da pérgula para além de valorizar a fachada da casa e reforçar a sua identidade  irá criar uma zona de relaxamento, óptima para ler um livro, dormir uma sesta ou simplesmente socializar com a família.
O novo pavimento tem dois momentos, a do alpendre e acessos à casa em deck cerâmico de tom cinza muito claro que irá ser uniforme com a pintura da casa e um segundo  momento em deck de madeira que marca o centro do jardim e é onde se centra todos os elementos de madeira na concepção deste espaço.













Sem comentários:

Enviar um comentário